A primeira Nobre Verdade: diz que todas as experiências condicionadas são insatisfatórias. Ou
seja, tudo que tem um início, tem um fim, e tendo um fim, não é, num sentido definitivo, satisfatório. Uma boa experiência nunca dura para sempre, e nunca estamos seguros de que uma experiência ruim não venha a surgir.
A segunda Nobre Verdade: diz que a insatisfação
surge principalmente de não reconhecermos as experiências condicionadas como
verdadeiramente são, isto é, de gerarmos uma falsa expectativa quanto a elas,
de nos associarmos a elas de uma forma errônea, tentando conseguir nelas o que
elas nunca vão nos dar. Assim, as perseguimos incansavelmente, na esperança de
que a próxima seja uma solução definitiva. Porém, a causa disso é
essencialmente não as vermos como verdadeiramente são.
Algumas vezes a primeira e a
segunda nobres verdades são traduzidas como “o mundo é sofrimento” e “a causa
do sofrimento é o desejo”, mas o ponto principal é entender que o problema
existe (nossa insatisfação), e que ele tendo uma causa, pode ser dissolvido.
Então são a verdade de que há uma tensão, há uma complicação, que precisa ser
reconhecida, mas que também é preciso reconhecer que esse problema não é
natural, e sim possui uma causa.
Eliminando a causa, temos a terceira
Nobre Verdade. Isto é, ao parar de atribuir às experiências condicionadas o
poder de nos dar felicidade, reconhecemos a verdadeira natureza das coisas e de
nós mesmos como inerentemente satisfatórias, num sentido que está além do que
se poderia chamar de “felicidade condicionada”, isto é, que depende de
condições externas ou internas para começar — e que portanto, um dia termina. A
terceira Nobre Verdade nos revela o cessar da atribuição errônea de
expectativas, e o repousar na perfeição do que já é, exatamente como se
apresenta, sem artificialidade.
A quarta Nobre Verdade: então nos dá um método para
alcançarmos este estado, o que é chamado de Nobre Caminho Óctuplo, ou, podemos
dizer, todos os métodos que o Buda ensinou são a quarta Nobre Verdade, que nos
dá uma miríade de métodos de produzir o entendimento e aplicação das três
outras Verdades como um modo de atingir a liberdade última perante nosso hábito
de procurar a felicidade no lugar errado.
Resumo:
1a. Nobre Verdade – Dukkha – A vida é desequilibrada,
fora de prumo, desarmônica;
2a. Nobre Verdade – Samudaya – a causa deste
desequilíbrio são os Três Venenos Mentais (a ira, a cobiça e a ignorância);
3a. Nobre Verdade – Nirodha – o equilíbrio
pode ser restaurado;
4a. Nobre Verdade – Margha – o equilíbrio da
vida pode ser atingido seguindo-se o Caminho do Meio (ou Caminho Óctuplo).
Referência:
Tzal.org e CBB Bodhimandala
Tzal.org e CBB Bodhimandala
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