domingo, 29 de março de 2015

AS VÁRIAS MENSAGENS DA ESCADA DE JACÓ




Escada de Jacó - Foto Internet

Jacó deixou Bersabéia e partiu para Harã. “Chegou a certo lugar e resolveu passar a noite aí, porque o Sol já se havia posto. Jacó pegou a pedra do lugar, colocou-a sob a cabeça, e dormiu. “ Teve então um sonho: Uma escada se erguia da terra e chegava até o céu, e anjos subiam e desciam por ela. 
“Javé estava de pé, no alto da escada, e disse a Jacó: “Eu sou Javé, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaac. A terra sobre a qual você dorme, eu a entrego a você e sua descendência. Sua descendência será numerosa como a poeira do chão, e você ocupará o oriente e o ocidente, o norte e o sul. E todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e de sua descendência. Eu estou com você e o protegerei em qualquer lugar onde você for. 
Depois o farei voltar a esta terra, pois nunca o abandonarei, ate cumprir o que prometer”. 
Ao despertar, Jacó disse: “De fato Javé está neste lugar e eu não sabia disso”. Ficou com medo, e disse: “Este lugar é terrível. Não é nada menos que a Casa de Deus e a Porta do Céu”. (Gênesis 28: 10-22)



Escada de Jacó - Foto Internet

A escada de Jacó é uma das passagens mais conhecidas da Bíblia e tem uma grande importância dentro de grupos com formação judaíca e cristã. Sua mensagem é profunda e possui várias interpretações e representações, desde as mais literais até as mais místicas. Notamos que é uma passagem que traz profecia, comunhão com o reino dos céus, proteção de Deus e também um certo terror diante da proteção de alguém tão poderoso. Certamente há muito material especializado ai fora à respeito do assunto, o objetivo aqui é apenas dar uma idéia básica das mensagens gerais sobre A Escada de Jacó e o que elas representam. 


Escada de Jacó

Na Cultura Judaíca

Para os Judeus ela representa a Escada do Patriarca Jacó que foi até os céus e seu encontro com YHWH. Aqui a profecia de Jacó como Patriarca de uma grande nação, vinda desde Abraão que era seu avó é mais uma vez anunciada por Deus. Essa passagem também ensina que os pensamentos diários de uma pessoa refletem em seus sonhos. No Misdrash, um método de interpretação da Bíblia Hebraíca desenvolvida por rabinos, o qual é geralmente passado de forma oral, a Escada de Jacó representa a profecia dos exílios sofridos pelo povo de Israel através da História, iniciando com o exílio da Babilônia. 



Pintura "O Sonho Peregrino"ou "Escada de Jacó" por artista desconhecido

 
Na Cultura Cristã
Para os cristãos a Escada de Jacó representa a possibilidade de alcançar um lugar mais alto, de subir cada vez mais próximo de Deus, que obviamente está no topo desta escada. Os anjos subindo e descendo a escada, demonstram os altos e baixos da vida, onde é necessário sempre manter a fé. Aqui através da mensagem transmitida a Jacó, o leitor encontra a segurança de que Deus estará sempre lhe protegendo.  No Novo Testamento encontramos referência de Jesus sobre a Escada de Jacó no Evangelho de São João.” E disse-lhe (Jesus): Na verdade, na verdade vos digo, que daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem”. (Jo 1:51)



Escada de Jacó por William Blake

Na Franco-Maçonaria

Acredita-se que  A Escada de Jacó foi introduzida ao simbolismo Maçônico por volta do século 18 através das Lojas Inglesas. Especula-se que seu significado seja proveniente das Lojas Herméticas da Maçonaria. A Escada de Jacó é um símbolo da ascenção da alma à perfeição. A Escada aqui remonta de certa forma aos mistérios de Mytra e é muitas vezes representada com sete degraus. Cada um deles representando uma forma de teste pelo qual o aspirante deve passar em sua iniciação até chegar a um degrau de Luz Superior. 



Àrvore da Vida - Kabbalah

Na Kabbalah

A Escada de Jacó é uma das bases fundamentais no estudo da Kabbalah, a mística judaíca. De acordo com o Zohar, livro clássico da Kabbalah, a Escada de Jacó é uma metáfora para a experiência da oração na vida de um ser humano.  A oração, segundo a Kabbalah é a escada pela qual os seres humanos partindo de seus corações terrenos sobem pelos degraus da consciência até alcançar o reino dos céus, onde se encontram suas almas.  
A Escada de Jacó representa a Àrvore da Vida e possui dez degraus e cada degrau é conhecido como Sephirah ou Emanação. Através destes degraus que o Ein Sof ou Infinito se manifesta, tanto nos reinos físicos, como nos não-físicos.  
Diz  a lenda cabalista, que a pedra onde Jacó descansou sua cabeça adquiriu grande importância e que a mesma foi utilizada como fundação na construção do Templo de Salomão, o  primeiro templo de Jerusalém.


 http://convergenciaespiritualbr.blogspot.com.br/2013/12/a-varias-mensagens-da-escada-de-jaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário