sábado, 21 de junho de 2014

Augusta e Respeitável Grande Benemérita e Mui Excelsa Sesquicentenária Loja Simbólica União Constante

Uma pequena parte da história da mais antiga Loja Maçônica do RS.

A Augusta e Respeitável Grande Benemérita e Mui Excelsa Sesquicentenária Loja Simbólica União Constante é a mais antiga loja maçônica do Estado e uma das mais importantes e tradicionais do Rio Grande do Sul, fundada em 13 de junho de 1840 através de carta constitutiva levada por Bento Gonçalves.

O magnífico prédio em estilo gótico, guarda verdadeiras relíquias, como estátuas em mármore, vindas de Portugal, espelhos venezianos, consoles em mármore, diversos bustos de filósofos e pensadores maçônicos, mobiliário antigo, bem como, outros pertences referentes a maçonaria, destacando-se o estandarte da União Constante, bordado em Ouro, além de inúmeros objetos de valor artístico e histórico, como uma Bíblia de 1848, estátuas do casal Garibaldi e uma tela retratando o líder farrapo Bento Gonçalves.

Conta a história que, nas dependências desta Loja foi assinado o Tratado de Paz entre o General Bento Gonçalves e representantes do Império, pondo fim a Revolução Farroupilha, em 1845.

FATOS HISTÓRICOS

A Loja União Constante participou ativamente da defesa da liberdade, comprando a liberdade de escravos conforme demonstra o excerto da publicação: CATÁLOGO SELETIVO DE CARTAS DE LIBERDADE, volume 2 - página 719 do Acervo dos Tabelionatos de municípios do interior do Rio Grande do Sul:

" Maria Luisa; Marcolina (sua mãe, escrava do mesmo senhor); pardinha; Sr. João Mendes de Santa Bárbara; dt. conc. 27-12-72; dt. reg. 08-01-73; de Jaguarão (Livro 25, p. 122v). Desc.: A carta foi concedida mediante o pagamento de 700$, sendo "600$ obtidos pela mesma pardinha, por esmolas pecúlio ou uma subscrição e 100$ que se compromete a dar a Loja do Rio Grande União Constante segundo lhe comunica o senhor Joaquim da Fonseca Moreira". O senhor pediu a seu sobrinho, Manoel Tomas de Oliveira, que a fizesse."

Alguns fatos curiosos, dignos de registro:

- A Bíblia utilizada na Loja é de uma edição de 1848, ofertada à Loja pelo escritor francês Victor Hugo, também maçom.

- O herói farroupilha Giuseppe Garibaldi, de nacionalidade italiana, foi iniciado em 1836 na Loja Asylo da Virtude, antecessora da União Constante.

- Em 1847 o líder farrapo, Irmão Bento Gonçalves da Silva, foi o portador da Carta Constitutiva da Loja União Constante.

- Nos idos de 1873 veio a falecer em Rio Grande, em decorrência de grave enfermidade, um jovem tripulante de um navio alemão, cujo nome era Friedrich Christian Koch. Da Alemanha chegou à Loja um pedido da família para que fosse dado um repouso cristão ao marinheiro falecido. Atendendo à solicitação, a Loja União Constante mandou construir um túmulo digno no então Cemitério Protestante, onde ainda repousam os restos mortais do estrangeiro. Desde então o túmulo tem sido mantido e conservado com zelo por todas as administrações da Loja.

E possui um belíssimo templo (mas como já apontado por alguns, com algumas coisas erradas segundo o manual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário