sexta-feira, 27 de julho de 2012

Santo Agostinho

(Contribuição: Ir:. Rogério)

Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos).

Biografia de Santo Agostinho

Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão. Nesta última cidade teve contato com o neoplatonismo cristão.
Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes. Em “A Cidade de Deus”, Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo. Na obra “Confissões” fez uma descrição de sua vida antes da conversão ao cristianismo.
Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as idéias eram de origem divina.
Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.
As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.
Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África.

Frases e Pensamentos de Santo Agostinho:

- "Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo."
 - "Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza." 
 - "Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor." 
- "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você." 
 - "Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita." 
 - "A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar." 
 - "A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações."
 - "A verdadeira medida do amor é não ter medida."
 - "Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio." 
- "Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que o tempos são três:passado, presente e futuro. Talvez fosse melhor dizer que os tempos são:o presente do passado;o presente do presente;o presente do futuro. Estes estão na alma;não os vejo alhures.O presente do passado é a memória,o presente do presente é a percepção,o presente do futuro é a expectativa."

Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário